Notícias

Como a leitura pode te ajudar na quarentena

Atualizado: Ago 24

Sabemos o que quanto está difícil não poder sair de casa, dar um abraço de parabéns no amigo, nos familiares. Mas, se tem uma coisa que podemos fazer nesses dias é aproveitar para alimentar a alma, com conhecimento e leitura.


Pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, chegaram à conclusão de que apenas seis minutos de leitura silenciosa são suficientes para diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão nos músculos. Essa ação pode reduzir o estresse em até 68%.


Nesse contexto de isolamento social, de rotinas alteradas, incertezas e medos, sentimentos desafiadores, a literatura surge como uma aliada. Por isso, escolher leituras que fazem você se sentir bem, que sejam prazerosas é uma das melhores opções. Você pode, por exemplo, também revisitar livros conhecidos, aqueles que têm uma memória afetiva, retomar a leitura que deixou pela metade ou começar aquela que você vem protelando há tempos.


A professora da Suprema, Ana Paula Ferreira, rainha no quesito pesquisa científica, veio aqui indicar para vocês alguns livros que fazem parte de sua biblioteca e cabeceira da cama. Então, aproveite as sugestões de quem entende do assunto e se saboreie de conhecimento!


  • Coleção Mente e Vida Moderna: “Desacelere e Seja mais feliz!


Autor: Jaqueline Lopes

Sinopse: Este volume da Coleção MENTE E VIDA MODERNA retrata sobre os transtornos de ansiedade e a silenciosa Síndrome do Pensamento Acelerado - uma condição que vem se tornando cada vez mais comum -, bem como soluções práticas para combater esses problemas durante o dia a dia.


  • Os Quatro Compromissos – O livro da Filosofia Tolteca



Autor: Don Miguel Ruiz

Sinopse: Nesta obra, o autor revela a fonte de crenças autolimitantes que roubam a alegria e criam sofrimentos desnecessários. Baseado na sabedoria ancestral tolteca, o livro oferece um código de conduta para transformar vidas em uma nova experiência através dos seguintes compromissos: seja impecável com sua palavra; não leve nada para o lado pessoal; não tire conclusões e dê sempre o melhor de si.


  • O poder da autorresponsabilidade



Autor: Paulo Vieira

Sinopse: Muitas pessoas têm consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, O livro retrata o conceito de autorresponsabilidade, apresentando a metodologia das 6 leis para que o leitor assuma o comando de sua vida.


  • 44 cartas do mundo líquido moderno




Autor: Zygmunt Bauman

Sinopse: Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartável? Essa foi a intenção do sociólogo Zygmunt Bauman ao ser convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne a escrever cartas comentando aspectos do que o sociólogo chama de "mundo líquido moderno". Esse livro apresenta uma seleção de 44 desses textos.


  • Meditação para ocupados



Autor: Osho

Sinopse: Neste livro, o famoso líder religioso Osho diz de que maneira é possível utilizar o poder da meditação para enfrentar as situações estressantes do cotidiano, ampliando autoconhecimento e a capacidade de lidar com problemas.


  • As Leis Da Medicina - Anotações Cotidianas Sobre Uma Ciência Incerta



Autor: Siddhartha Mukherjee

Sinopse: O livro é um envolvente vislumbre das lutas dos médicos e dos impasses que raramente vem à tona. As leis da medicina é uma leitura crítica, para todos os interessados em entender melhor como sua saúde e bem-estar estão sendo tratados. Este livro estabelece as bases para uma nova maneira de entender a medicina, agora e no futuro.

A dica a seguir é da professora do curso de Fisioterapia, Zaqueline F. Guerra, que também está sempre atenta às novidades culturais. “Vivemos num mundo frenético de cobranças e demandas, no qual a busca por produtividade consome nossa saúde mental e física muitas vezes. É preciso saber gerenciar com qualidade nosso tempo e nos preservar ao máximo para que o nosso fazer nos traga frutos que efetivamente possam ser colhidos com saúde e bem estar, nosso e da nossa família", destaca a professora.

Vale a pena seguir esta recomendação, hein?


  • Produtividade Para Quem Quer Tempo



Autor: Geronimo Theml

Sinopse: o livro traz, numa leitura fácil e agradável, ferramentas para o gerenciamento do tempo de forma que nos tornemos produtivos, mas de uma forma saudável, principalmente do ponto de vista da saúde mental.


Livros grátis

Para incentivar a leitura e facilitar o acesso da população aos livros, diversos sites e empresas disponibilizam milhares de títulos gratuitamente. Confira:

Amazon

A Amazon Brasil disponibilizou um milhão de livros online grátis. Entre os títulos, estão obras de Aluísio de Azevedo, Casimiro de Abreu, Eça de Queiroz e José de Alencar. Há também ebooks recentes, HQs e mangás. No Kindle Unlimited cerca de 50 mil títulos podem ser baixados sem a necessidade de usar a plataforma ilimitada.

Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Mundial Digital conta com um acervo de quase 20 mil itens sobre 193 países. Entre os materiais disponibilizados estão documentos históricos, fotografias e livros raros.

eBooks Brasil

O site reúne e-books de diversos clássicos mundiais, incluindo publicações de Voltaire, Nietzsche, Kant e Dostoievski.

Livraria Cultura

A Livraria Cultura também oferece e-books de graça para o público. Os conteúdos variam desde livros online acadêmicos até os clássicos de Edgard Allan Poe.

OpenLibrary

O objetivo do projeto é catalogar todas as publicações já feitas. Atualmente, o site colaborativo conta com mais de 1 milhão de títulos em diversos idiomas. Entre os destaques estão obras de William Shakespeare.

Saraiva

A livraria Saraiva também conta com uma seção de livros digitais gratuitos em seu site. São mais de mil itens de diversos assuntos disponíveis para download.

Google Play

A Google Play Store reuniu diversas opções de livros gratuitos. Entre os títulos clássicos estão A Arte da Guerra, de Sun Tzu, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Contos de Terror, de Mistério e de Morte, de Edgar Allan Poe. Para quem é fã de quadrinhos e mangás, a lista também conta com histórias dos Vingadores, Venom, Deadpool, Bleach e The Walking Dead.

26 visualizações
logobase3.png