Notícias

Dia 26 de Abril - Dia do goleiro no Brasil

A coordenação de esportes da Suprema faz um agradecimento especial aos goleiros e goleiras, que já defenderam ou defendem a meta da Suprema nos jogos e campeonatos. Um aposição altamente ingrata, mas de suma importância para o êxito da equipe.  Um grande abraço a todos os goleiros e goleiras da Suprema! Muito obrigado pela dedicação e empenho! Dirceu Ribeiro - Gerente de Esportes Suprema JF/TR

Por que 26 de abril é o dia do goleiro no Brasil?


No dia 26 de abril é celebrado o dia do goleiro aqui no Brasil. A data é uma homenagem ao aniversário de Haílton Corrêa Arruda, o Manga, considerado um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro.

A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, através de uma iniciativa do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da escola de Educação Física do Exército. A primeira data escolhida foi 14 de abril, após grande festa que reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Contudo, a partir de 1976, ficou estabelecida a atual data em homenagem ao celebre goleiro, na época campeão brasileiro pelo Internacional aos 39 anos.

Manga nasceu em Recife, no dia 26 de abril de 1937. Começou sua carreira no Sport Recife,  em 1955. Aos 22 anos, transferiu-se para o Botafogo, clube onde escreveu uma sólida carreira. Manguita, como também era conhecido, também colocou seu nome na história do Nacional-URU e Internacional. Encerrou a carreira no Barcelona de Guayaquil, em 1981. Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular.







0 visualização
logobase3.png