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Mente sã e corpo são. Como se exercitar em tempos de quarentena

Atualizado: Ago 24


Como está sendo sua quarentena? Parado ou em movimento? Bem aí, do conforto da sua casa você pode, e deve, cuidar da saúde do corpo, liberar endorfina, deixar seu dia mais leve.


As diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva reforçam que a prática de exercício de intensidade moderada pode melhorar seu sistema imunológico e exercícios de alta intensidade e altos volumes podem suprimir o sistema imunológico, resumindo: “Vamos fazer exercício de leve a moderado e sem exageros”!


Como todo mundo sabe, por conta da quarentena, os exercícios físicos não devem ser realizados ao ar livre ou em academias, cumprindo a orientação para todos que puderem fiquem em casa. Em casa, dá pra manter o equilíbrio entre saúde do corpo e da mente. Seja na faxina, pulando corda, subindo ou descendo escadas, alongamento, yoga... o que não faltam são opções pra você não ficar parado.


E, olha, se movimentar vai além de fazer exercícios. Então, anota aí o que você pode fazer para manter uma rotina mais saudável e com equilíbrio.


Atividades internas

  • Coloque um pouco de música e ande rapidamente pela casa ou suba e desça as escadas por 10 a 15 minutos, 2 ou 3 vezes por dia.

  • Dance com sua música favorita.

  • Pule corda (se suas articulações puderem lidar com isso).

  • Faça um vídeo de exercícios.

  • Use aparelhos para exercícios aeróbicos em casa, se os tiver.

Atividades em casa


  • Faça jardinagem e trabalho no gramado (a primavera está chegando!).

  • Jogue jogos ativos com sua família.

  • Realize ioga - a respiração profunda e a atenção plena também podem reduzir a ansiedade.

  • Encontre maneiras de fazer exercícios simples de fortalecimento muscular em sua casa, como:

  1. Agachamentos ou abdominais de uma cadeira robusta

  2. Flexões contra a parede, o balcão da cozinha ou o chão

  3. Pulmões ou step-ups de uma perna nas escadas


Não sente o dia todo! Por exemplo:


Se estiver assistindo TV, levante-se durante todos os comerciais (ou periodicamente) e faça uma volta em sua casa ou em uma tarefa ativa. Por exemplo, jogue algumas roupas na roupa, lave a louça ou retire o lixo. Sinta-se produtivo!


Aqui vão algumas sugestões de alongamentos e exercícios para serem realizados em casa:


Fonte: http://compartilhandodicasdesaude.blogspot.com/2015/07/11-exercicios-para-se-fazer-em-casa.html


Fonte: https://www.humanasaude.com.br/vida-legal/harvard-cria-programa-de-exercicios-para-fazer-em-casa,20658

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