Notícias

Me formei em Odontologia, e agora? Faço Pós-Graduação?



No mundo em que vivemos aparentemente ter uma única especialização não é o suficiente para se tornar número um no mercado de trabalho. Se você se formou em odontologia, com certeza já percebeu que o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Neste artigo separamos algumas especialidades odontológicas que podem acrescentar na sua formação, e assim te tornar um dos nomes renomados na área que pretende atuar.


Atualmente existem faculdades assim como cursos profissionalizantes, que podem te ajudar a ter uma bagagem profissional mais completa para o ramo que você pretende seguir. É muito comum entre os estudantes de todas as áreas ficar na dúvida no que vai se especializar quando conclui a sua graduação.


Conheça algumas especialidades da odontologia


1.Ortodontia

A ortodontia é uma vertente muito conhecida, que tem uma grande demanda de serviços. Um ortodontista é um profissional capacitado para poder fazer a instalação e manutenção dos aparelhos ortodônticos. Entre eles o aparelho invisível, aparelho transparente, aparelho lingual e etc.

Também é um profissional que com mais facilidade consegue diagnosticar as maloclusões ou qualquer irregularidade presente nos dentes que impeça o funcionamento correto deles. Esse profissional também consegue realizar um planejamento ortodôntico exclusivo para solucionar os problemas de cada paciente.


2.Radiologia odontológica

Se você tem vontade de se especializar mais ainda no ramo odontológico a radiologia pode ser um caminho excelente. Através dessa especialização, o profissional consegue estudar e entender com maior profundidade todo o sistema, as estruturas e os órgãos presentes na boca do seu paciente através da radiografia.

Desta forma, você conseguirá utilizar métodos extra bucais. E, assim, conseguirá apresentar de forma real o que está acontecendo nos dentes e em todas as estruturas da boca do seu paciente.

Para aplicação de uma lente de contato, por exemplo, você conseguirá ver todo o sistema nervoso e a estrutura bucal do seu paciente. Desta forma, irá conseguir fazer um procedimento responsável com base na saúde bucal vista diante da análise radiológica.


3.Odontologia estética

Com passar do tempo as pessoas tem se tornado cada vez mais vaidosas. E como dizem por aí ‘’o seu sorriso é o seu cartão de visitas’’. Justamente por isso, o número de pessoas que estão apostando em consultórios odontológicos tem se tornado maior a cada dia.

Como você pode imaginar o foco desse profissional é melhorar esteticamente os dentes dos seus paciente. Ao contrário da odontologia tradicional, este profissional não atende apenas os que procuram por saúde bucal, mas sim aqueles que procuram por um sorriso mais bonito.

Esse profissional pode realizar desde restauração, clareamento dental e até a aplicação de resinas. 


4.Periodontista

O periodontista tem em sua especialização a responsabilidade de cuidar de todo o sistema nervoso. A gengiva tem o papel fundamental de suporte dos dentes e esse profissional consegue estudar as doenças ou alterações presentes nas gengivas.

Além de principalmente avaliar todo o tecido presente em toda estrutura bucal do seu paciente. 


5.Implantodontia 

Entre um dos fatores estéticos mais desagradáveis em saúde bucal, com certeza a perda de um dente está entre uma das sensações mais incômodas possíveis. Isso porque os nossos dentes influenciam diretamente na nossa autoestima.

 O profissional implantodontista é o responsável por realizar todo o processo de aplicação de um implante dentário. Isso, desde a avaliação até a cirurgia e assim a implantação dos dentes. 

Esse profissional aprende sobre enxertos ósseos, implantes imediatos e até mesmo como levantar o seio maxilar; por isso ele consegue considerar quais são as melhores opções para cada cliente em caso de necessidade de implante ou prótese. 


6.Saúde Coletiva

A formação em Saúde coletiva tem um foco muito mais humanitário. É aquele profissional que atua também para ensinar a escovação correta e evitar possíveis problemas na dentição das crianças. Estes profissionais estão presente também em assistências sociais e postos de saúde. 


7.Cirurgia Buco-Maxilo Facial

Essa especialização é focada em tratar as doenças da cavidade oral. Entre elas, traumatismo e deformidades faciais, traumas e deformidades do maxilar envolvendo a região comprometida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima e do tragus a pirâmide nasal.


Outras especialidades da Odonto e avanço da tecnologia


Neste artigo vimos apenas algumas especializações na área odontológica, claro que existe outras e que vale a pena você pesquisar mais sobre o assunto. Vale ressaltar que, mesmo depois de se formar na faculdade é muito importante continuar estudando e buscando mais conhecimento. A tecnologia sempre traz inovações e muitos procedimentos podem ser alterados ou melhorados.

E além disso, muitas pessoas estão em busca dos melhores profissionais, principalmente na área da saúde. Então você precisa mostrar o seu domínio na área e passar a confiança para o paciente. (Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.)


Especialidades odontológicas na pós-graduação

A Pós-Graduação nas especialidades odontológicas pode abrir o mercado de trabalho para você. Além da pós, o recém-formado pode optar por um curso de extensão que também garante melhor colocação. Portanto, é importante você conhecer bem cada área dentro das especialidades odontológicas para decidir aquela que mais combina com o seu perfil.

9 visualizações
logobase3.png