Notícias

Pandemia interfere nos concursos de Residência Médica



A pandemia do novo coronavírus está interferindo também nos concursos de residência médica. Além dos atrasos na divulgação dos editais, o transtorno se refere a mudanças drásticas nos editais.


Um dos exemplos mais recentes é o edital da USP São Paulo, um dos maiores e mais renomados concursos para residência. A grande alteração do edital foi a não realização das provas práticas de habilidades clínicas, previstas em programas de residência da USP nos anos anteriores.


Também não vai ter prova dissertativa, mas apenas uma prova objetiva de múltipla escolha de 120 questões no modelo ABCD.


As provas práticas correspondiam a segunda fase do concurso, porém, para 2021, permanecerá a análise do currículo e arguição - entrevista- com o candidato que podem, inclusive, ser online dependendo da especialidade.


O edital da USP 2021 prevê inscrições até o dia 27 de novembro e a primeira fase, com a prova objetiva classificatória e eliminatória, acontecerá no dia 3 de janeiro de 2021.


Além disso, o edital de residência médica da USP 2021 traz uma série de orientações relacionadas às medidas que vão ser adotadas no dia da prova para prevenção do contágio e combate ao novo Coronavírus.


Vamos ver algumas das orientações para quem vai fazer a prova da USP 2021

  • se estiver com sintomas de COVID-19, não comparecer ao local de prova(s)

  • comparecer e permanecer no local de prova fazendo uso de máscara de proteção facial, com cobertura total de nariz e boca. Não será permitida a entrada, nem a permanência no local de prova(s), de candidato que estiver sem a máscara (Decreto Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020);

  • submeter-se à medição de temperatura na entrada do prédio, sendo que:

  • 1) a temperatura máxima permitida será 37,5º;

  • 2) se a temperatura aferida for igual ou maior a 37,6º, serão realizadas outras duas aferições;

  • 3) após a terceira medição, aferida temperatura igual ou superior a 37,6º, o candidato será dispensado, e, em consequência, excluído deste Processo Seletivo, sem reembolso da taxa de inscrição;

  • dirigir-se imediatamente à sua respectiva sala de prova. Será proibida a permanência de candidatos e de outras pessoas no saguão, área externa ou corredores do local de prova(s); 1

  • o candidato será responsável pelo acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção pessoal utilizado (máscaras, luvas etc.), seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Não será permitido o descarte desse material no local de prova(s).

  • Recomenda-se, ainda, que o candidato:

  • a) leve máscaras adicionais, de acordo com o período de duração de sua prova, considerando as recomendações dos órgãos de saúde;

  • leve álcool em gel a 70° para uso pessoal;

  • leve garrafa ou utensílio para acondicionamento de água (haja vista que os bebedouros somente poderão ser acionados para enchimento dessa(e) garrafa/utensílio), não sendo permitido beber água diretamente do bebedouro.



A USP oferece vagas para residência médica nas Áreas Básicas e Acesso Livre, especialidades com pré-requisito em Clínica Médica, pré-requisito em Cirurgia Geral, especialidades Pediátricas e de Outros pré-requisitovs, Áreas de Atuação e Anos Adicionais.


Confira abaixo as vagas para Áreas Básicas e Acesso Direto


Saiba mais informações sobre a residência da USP 2021


Você pode ter acesso às vagas para as demais especialidades médicas, bem como todo o cronograma da Residência Médica da USP 2021 acessando o site do curso Revisamed. Lá, você tem todas as informações e muito mais com dicas de provas, como estudar e outros editais de concursos de residência médica pelo país.


É importante que o candidato confira todos os detalhes do edital de residência médica da USP 2021 para estar por dentro de todas as mudanças no processo.





7 visualizações
logobase3.png