Notícias

SUS-SP : conheça o maior concurso de Residência Médica do Brasil



Se você já está pensando em Residência Médica, é importante se inteirar do maior concurso de Residência Médica do Brasil: o SUS-SP. No próximo dia 30 de novembro, começam as inscrições para o processo seletivo 2021. São 788 vagas para residência R1, R3, Áreas de Atuação e Anos Adicionais e 50 instituições do estado de São Paulo, públicas e privadas.


Apesar de alguns editais divulgados agora terem sofrido muitas mudanças em função da pandemia, como o da USP-2021, que não vai realizar provas práticas e nem dissertativas - as principais alterações do edital - o processo seletivo do SUS-SP 2021 manteve a tradicional prova de etapa única, com 100 questões das áreas básicas da Medicina para R1 e 50 questões para R3.


Ao contrário do edital da USP 2021 ou o da Unicamp 2021 , o edital do SUS-SP não sofreu muitas mudanças em relação aos anos anteriores. Segundo o edital, o concurso deste ano terá apenas uma prova famosa de múltipla escolha em fase única , que já é tradicional do SUS-SP. A residência médica do SUS-SP 2021 é o maior concurso de residência médica do Brasil em número de vagas disponíveis , incluindo instituições de todo o estado de SP.


Etapa única com 100 questões para R1 e 50 para pré-requisito

O processo seletivo para especialidades com Acesso Direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Para as especialidades com pré-requisito o concurso também é realizado em uma única etapa, porém, com 50 questões objetivas Aqui reunimos as principais informações, porém, é importante que você leia o edital na íntegra, o que pode fazer clicar aqui.


Se você está estudando para valer, a hora é de se concentrar mesmo. Se você vai começar a se preparar para as provas de residência médica pode dar uma conferida no que caiu nos anos anteriores e fazer muitas questões. Você pode acessar o sistema de provas do Revisamed. É

uma excelente forma para se preparar e gabaritar a prova.

Só para lembrar, área da prova para cada especialidade

  • Para as Áreas Básicas e Especialidades com Acesso Direto : prova de conhecimentos com questões médicas da Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social.

  • Área de Atuação com pré-requisito em Clínica Médica : prova de Clínica Médica

  • Para Especialidades e / ou Área de Atuação com pré-requisito em Cirurgia Geral : prova de Cirurgia.

  • Medicina Intensiva : prova de Clínica Médica Cirurgia Geral e Anestesiologia.

  • Para as Especialidades e / ou Área de Atuação com pré-requisito em Pediatria: prova de Pediatria.

  • Mastologia : prova de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia.

  • Endoscopia : prova de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço : prova de Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia

  • Medicina Paliativa : Prova de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral Anestesiologia, Neurologia e Medicina da Família e Comunidade

  • Cardiologia Pediátrica : prova de Pediatria e Cardiologia.

  • Especialidades e / ou Área de Atuação com pré-requisito em Cardiologia: prova de Cardiologia.

  • Transplante de Medula Óssea: prova de Hematologia.

Leilão de vagas para os classificados

Outra particularidade do processo seletivo para residência médica do SUS-SP diz respeito ao "leilão de vagas". Na verdade, com tantas instituições participantes, o método é de leilão. É simples: no ato da escolha você escolhe sua especialidade . Para qual instituição você vai ser direcionado, depende da classificação final.


Quem ficar melhor escolhido escolhe primeiro e, assim sucessivamente. Por isto, todos precisam estar presentes no dia do leilão de vagas ” . Portanto, ficar bem avaliado garantias vaga nas instituições mais concorridas.


Instituições participantes no processo seletivo de Residência Médica 2021 SUS-SP

Quer saber mais detalhes sobres as vagas por especialidade e também conhecer um pouco mais da residência médica do SUS_SP?


Acesse então o blog Você na Residência Médica. Fique por dentro desta e de outras informações importantes para quem vai fazer a residência médica ou começar a estudar para garantir uma vaga.

43 visualizações
Suprema_Logotipo_Horizontal_sem_subtítu
logobase3.png